segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bronzear sim, Queimar nem pensar!

Apesar de estarmos no verão, e ter mais chuvas do que o sol, ainda assim é bacana deixar registrado o que devemos saber para protegermos a nossa pele e ter dicas de produtos para todos os tipos de peles e "bolsos".

O verão é a estação mais esperada das brasileiras, pois exibir um bronzeado sem sofrer com ardências ou se descascar é sonho de consumo de todas as mulheres. É tempo de férias ou simplismente viajar um final de semana, seja para praia, campo ou clube; o importante é cuidar da pele para o seu próprio bem estar. Mesmo com o tempo nublado, cuide-se na exposição.



PROTETOR SOLAR

Aplique generosamente em todo o corpo, 30 minutos antes da exposição ao sol, e reaplique a cada três horas, após mergulhar ou suar muito.
Para a maioria das pessoas, o FPS 30 já é suficiente, mas quem tem pele sensível, muito clara, ou é loira ou ruiva e com sardas deve optar pelo FPS 60.


ÁREAS SENSÍVEIS 

O uso de chapéus, bonés ou viseiras ajuda na proteção de regiões como orelhas, pescoço e nuca.


ÓCULOS 

Lentes com proteção UV são indispensáveis para impedir que ocorram danos oculares graves, como a catarata, já que os efeitos dos raios de sol nos olhos são cumulativos.





CORPO

Para ganhar uma cor, tome sol todos os dias antes das 10 horas e após as 16 horas, por um período máximo de 30 minutos. Os primeiros resultados de um bronzeado duradouro surgem depois de três dias.
Obs. : não foi citado, mas vale lembrar que estamos em horário de verão, ou seja, eu recomendo que as horas para se tomar sol sejam estabelecidas no horário normal, principalmente no horário da tarde onde o sol está mais quente e castiga a pele.

Tipos de Peles e seus respectivos tipos de produtos a serem usados:

a)Pele normal: prefira os protetores em spray, que são mais resistentes a água e ao suor.
b)Pele oleosa: produtos chamados oil free, em gel ou não comodogênicos ( que não obstruam os poros ). Fique atenta a produtos hipoalergênicos também, ou seja, que minimizam reações alérgicas.

c)Pele seca: aposte em cremes e texturas mais encorpadas, que além de proteger, também hidratam.

d)Pele sensível:  escolha o gel-creme, que geralmente possui composição mais leve.

e)Pele desidratada: prefira produtos que combinam óleo e água em um só produto.


MAR/PISCINA

O iodo e o sal do mar e o cloro da piscina ajudam a ressecar a pele. Por isso, o recomendado é tomar uma ducha de água doce após o mergulho e reaplicar o protetor solar.
Obs. : quando estou na praia, costumo levar uma garrafa de água de casa para se banhar na hora da saída do mar. Se tiver ducha melhor ainda, senão pelo menos lavar o rosto já faz um bem danado!






GUARDA-SOL

É a chamada proteção física, que auxilia, mas não substitui o filtro solar. A areia, a água e até a grama refletem a radiação, podendo causar queimaduras.


LÁBIOS

Não se esqueça de passar protetor solar labial, com fator de proteção, no mínimo 15. O produto deve ser reaplicado sempre que sentir os lábios secos.



SOL
Sempre é bom lembrar que devemos evitar tomar sol entre as 10 e 16 horas, quando aumenta-se a emissão de raios UVA e UVB, responsáveis pela vermelhidão, manchas, queimaduras, envelhecimento precoce e outras alterações que podem levar ao câncer de pele.
 



Aqui no blog Keribela, o sol é amigo da beleza.

Abaixo, alguns produtos e marcas que nos protegem e nos deixam lindas, para você compor a sua necessarie de verão:



CABELOS :  Proteção da cor e desembaraço dos fios é o foco dos cremes que aliam matéria-prima natural com alta tecnologia. Invista em produtos com filtro solar, principalmente se seu cabelo for tingido, depois dos mergulhos reaplique o produto e tenha um pente de madeira com dentes largos, para não arrebentar os fios e combater o frizz.

1- Condicionador bifásico, sem enxágue, Lifetex Sun, da Wella. 2 - Creme para pentear, Skafe. 3- Spray protetor para o couro cabeludo e cabelos expostos ao sol, Redken. 4 - Leave-in com protetor solar, L’Occitane. 5 - Leave-in, Natura Plant. 6 - Leite para pentear, Elsève Solar. 7- Chapéu de palha, UV Line.




ROSTO : Para quem não dispensa uma maquiagem, mesmo na praia ou em dias quentes, pode optar por filtros solares com tonalizantes, que protegem a pele e encobre as imperfeiçoes. Perfeito! ( faltou a nova versão do Assépsia Maquiagem ...)



1 - Color Compacto Oil Free FPS 52, Sun Marine. 2 - Protetor Facial FPS 30, Dermage Blockage. 3 - 50 Compact, Avène. 4 - Sun Tinted, Eucerin. 5 - Base FPS 39 SpectraBAN – Stiefel. 6 - Compact FPS 50, Heliocare.



CORPO :  Eu não encontrei a legenda das marcas dos produtos, mas dá para ver que o 1 é Avon, 4 é Nívea, o 7 é Shiseido, o 9 é Payot, o 10 é Sundaw, o 11 é Racco, o 12 é L´Oreal. Prometo que vou procurar a marca dos outros ...






ALIADOS DO BRONZEADO SAUDÁVEL

Alimentação: para favorecer o bronzeamento da pele, capriche no consumo de alimentos ricos em betacaroteno (cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata doce), licopeno (tomate, melancia e goiaba), zinco (abacate, abacaxi, ameixa, figo e framboesa) e vitamina C (frutas cítricas, pimentão e couve).

Bebida: Não espere que a sede apareça, pois isso já é um sinal de que o corpo já está desidratado. Para hidratar, além de beber muita água, vale investir em chás e sucos, mas evite acrescentar açúcar para reduzir as calorias.



Um ótimo Verão a vocês , pessoas lindas de corpo e de alma!
Beijos, Kéribi.

Fonte de pesquisas: Revista Lunna dez/2011, site transatom, oficina de estilo e diversos blogs.